Amizades e Leviandades

Hoje, me incorreu uma série de pensamentos... Não sei se é culpa da quantidade de sol na cabeça, da cerveja ou do tédio, mas os pensamentos vieram e, de mim, não sairam.
Como uma espécie de retrospectiva, vários rostos foram vindo à minha memória como aqueles que um dia ocuparam vagas dentre as minhas pessoas favoritas e mais importantes, além minha família: meus amigos.
Amizade, conforme diria meu amigo Aurélio, é a afeição recíproca entre dois entes ou simplesmente "boas relações". Aurélio é um de meus amigos de conhecimento mais notório, mas, dessa vez, não posso concordar com ele.
Amizade é afeição, sim, mas é raiva exacerbada nos momentos ruins. É paciência nas expectativas e problemas, enquanto é urgência na saudade e na vontade de estar perto... É intensidade em compartilhar e calmaria em aguentar, segurança em conversar, sapiência na mesa do bar, é música cantada na bebedeira, é perder a estribeira com alguém, não encontrar eira nem beira, é companhia...
Amizade não tem intervalos fechados, sempre tem mais de onde surgir.

Há alguns anos, eu tinha alguns amigos. Hoje, tanta coisa mudou... Alguns permanecem, outros perdi o contato. Que pena! Gostaria de reencontrá-los para ver como andam; alguns, porém, podem continuar com o contato perdido, por favor.
E foi isso que me intrigou: esses eram os meus amigos de verdade, ou era mais uma das leviandades da vida, hoje em dia tão assombrosa? São esses frutos da mania de dizer "eu te amo" que parece dominar parte das pessoas?
Na verdade, não procuro uma resposta... Na verdade, não acho que haja uma resposta... Na verdade, refletir sobre a tal veracidade, já é a resposta!
Dessa vez tenho de discordar do Aurélio, como disse, e pior: concordar com a crença popular: para um bom entendedor, meia palavra (ou pensamento) basta.


"Tudo que vai /Deixa o gosto, deixa as fotos... /Quanto tempo faz?! /Deixa os dedos, deixa a memória /Eu nem me lembro mais. /Fica o gosto, ficam as fotos, /Quanto tempo faz... /Ficam os dedos, fica a memória /Eu nem me lembro mais" (Tudo que Vai - Capital Inicial)

Comentários

Carla Vergara disse…
Amizade é uma sabedoria. Adorei.
Mônica Moreira disse…
Apesar da perda de contato, os verdadeiros amigos ficam conosco para sempre.
Camilla Lima disse…
eu sou sua amiga ta ? ahhahaha te amo e estou cheia de saudades !!
Nathalia Toledo disse…
Espero que eu não seja um dos contatos que melhor ficam perdidos! É... volta e meia me bate essa angústia-tristeza-não-sei-o-quê que me faz pesar, eu achei que eles fossem meus amigos... Decepção é ruim demais, mas isso já um quê a mais da minha história, não do seu post. As fotos são muito gostosas, e delas não tenho raiva. Fica a saudade.. que trocinho mais inexplicável. Que venham os próximos amigos. Que continuem os de hoje. Que retornem os da saudade. Desde que seja, sempre, verdadeiramente.

Postagens mais visitadas