Os Estratégicos 90 minutos

Domingo é dia sagrado.
Literalmente e por tudo que ele me proporciona. Além do famoso almoço de domingo, é dia de Maracanã. E não há como mensurar o que é o Maracanã para mim.
O Ministério da Saúde adverte: se você não gosta de futebol e considera irracional quem gosta, pare por aqui!
Se continuou, como eu, gosta. Entende que a paixão nacional, de fato, pode ter algum sentido. Não daqueles que possamos explicar numa aula ou com qualquer teorema. Sentido ligado mais à raiz da palavra, relacionado a sentimento. São 90 minutos de pura adrenalina, de vozes em coro, de palavrões jogados ao vento, de amigos e inimigos efêmeros, de humanidade e paixão.
Humanidade, pois o Maracanã presencia de tudo, todas as possíveis relações humanas: tem amor do casal de namorados, amizade no abraço de comemoração, repulsa, ódio, tudo! Ali, no Maracanã, mostram-se as verdadeiras características de cada um de nós em sua mais real natureza.
Sobre a paixão, apaixonadamente, falo. É simples percebê-la; árdua é a tarefa de entender. Gastar dinheiro, perder a voz, aborrecer-se por vezes... só acontece em dois lugares: Maracanã e fila de INSS. E ninguém enfrenta isso se não for por paixão a algo, pode ter certeza. E por que essa paixão?
Isso, de fato, não sei responder.
Mas é uma alegria que sobe ao pisar naquele chão, uma ansiedade boa... e durante aquele tempo, os problemas são automaticamente extintos, não importa nada mais.
E dessa imensidão, literalmente, que é o Maracanã, vêm sempre bons frutos, ainda que percamos o jogo: os estratégicos 90 minutos de felicidade que preciso no meu sagrado Domingo.


"Domingo, eu vou ao Maracanã./ Vou torcer pro time que sou fã./ Vou levar foguetes e bandeiras/ não vai ser de brincadeira/ ele vai ser campeão." (Domingo eu vou ao Maracanã - Neguinho da Beija Flor)

Comentários

MEU!
Sabe de quem eu lembrei? daquele nerd louco, num dia de maraca muito chapado. Lembra?

ai, que saudades, meu deus!

Postagens mais visitadas