Sentido Real da Demagogia

Lendo algumas coisas que me fizeram pensar, acabei me deparando com um problema que, até então, não havia me chamado a atenção. Falo da existência dos radicais políticos. Trato como problema por ser algo que me incomoda, mas se você gosta de alguém defendendo o capitalismo desenfreado ou o socialismo exacerbado, fique à vontade para parar de ler agora.
E, talvez, parar de ter expectativas.
Lendo algumas coisas que me fizeram pensar, um dos tais radicais defendia a não-demagogia, a não-interferência social na votação, a não-alienação da população. Bem, acredito eu, caro senhor, que isso não seja possível. Numa sociedade ideal, quem sabe, mas aqui, Brasil, bonito por natureza e corrupto por esperteza, é simplesmente incabível. Arrisco dizer que na maior parte do planeta a realidade é a mesma: cada um se preocupa com o seu e vota no que lhe é mais conveniente. Atento para que não estou defendendo esse tipo de atitude, é apenas uma constatação.
Lendo algumas coisas que me fizeram pensar, percebi o uso da palavra demagogia em demasia. Todo político que faz obra para a população carente está a praticá-la; as cotas nas universidades públicas, as visitas às comunidades pobres. É fato que há uma fórmula a ser seguida, sim, para ganhar uma eleição e conquistar a empatia da população. Mas querer cruxificar todos as pessoas que agem dessa forma, é por demais estúpido dos tão esclarecidos filósofos políticos. Demagogia, como foi previsto há séculos atrás por Aristóteles, no sentido da degeneração da Democracia, não está nesse assistencialismo que, perdão, mas tem de existir numa realidade segregacionista como a nossa. Demagogia está na corrupção do governo da maioria. Que tal nos preocuparmos com o roubo do patrimônio público, com o nepotismo, com a justa remuneração e, consequentemente, cobrança, sobre os políticos da alta câmara (Sarney, quem?!). Ah, senhores, isso ai dá pano pra manga.
Lendo algumas coisas que me fizeram pensar, percebi que política é, mesmo, como futebol. Não tem como discutir. As verdades não são verdades; os sábios não são sábios. O que todos querem é a busca por um Estado de Direito real, com o mínimo para se viver assegurado e a menor distância nas camadas sociais. Quer dizer, todos querem? Ah, senhores, isso ai dá pano pra manga.
(In)Felizmente, não tenho interesse nesse tipo de costura.



"Dormia a nossa pátria mãe tão distraída /sem perceber que era subtraída /em tenebrosas transações (...) /numa ofegante epidemia /que se chamava carnaval" (Vai passar - Chico Buarque)

Comentários

Camilla Lima disse…
ao final voce chegou a conclusao de que é politicamente correto ou que o mundo é politicamente demagogo ?

nao venho aqui há tanto tempo que até me perdi nas suas palavras !

huahuahuaaa
beijos,
Camilla Lima disse…
Para ver como eu estou assídua por aqui.... voltei e nem há postagem nova huahuahuahuhuahuahua !


beijos

Postagens mais visitadas