Barulho de Tempero


Enquanto o teclado faz um barulho sob meus dedos, a panela de pressão vai jogando uma fumaça cheirando a feijão no cômodo próximo. E nessa mistura de sons e cheiros, minha memória vai devaneando pelo passado e pego-me lembrando de minha avó.
Ela, em pé, perto do fogão, corta alguns ingredientes e mistura. concentrada, enquanto cantarola uma antiga canção portuguesa. Eu, já com 1 ano, estou sentado ao chão brincando com um carrinho, porém distante... O barulho da música junto da comida no fundo da panela me chamam a atenção.
De repente, estou com 4 anos. A bicicleta ficou jogada no play enquanto subi correndo as escadas e cheguei para o almoço. Dessa vez, a faca vai cortando a cebola e o tomate rapidamente sobre a tábua fazendo um alto som a todo corte. Kátia fazia sempre esse empadão que até hoje consigo ver em minha mente.
As visões vão se misturando e não sei se agora tenho 11 ou 4 anos. Vejo um pé tamanho 40, mas a bicicleta de rodinhas ainda está parada na porta. O almoço está pronto e o som que me atenta dessa vez é minha mãe chamando a todos para sentarem-se à mesa. Primeiro almoço de família na casa nova.
A panela de pressão continua a soltar a fumaça, fazendo um barulho característico, enquanto digito no computador e as memórias vêm a meu pensamento. O primeiro beijo, amor, almoço, reunião, trabalho... todos têm um sabor e um som específico de preparo, na receita certa com cada medida e pitadas exatas. Os sabores, igualmente, são únicos de cada experiência e, até hoje, me lembro de todos os barulhos e temperos de cada uma das memórias que tenho em minha vida.




Comentários

Carla Vergara disse…
Adorei, Henrique! Me lembrou o meu "O Palhaço e a Bailarina". Bjs

Postagens mais visitadas